" A Guitarra de todas as Cores" - composições Hélder Ferreira

perfil_fb_edited.jpg

Data

6 de Junho pelas 11:00

Local

Igreja da Misericórdia - CDIL

Entrada

Gratuita, sujeita à lotação da sala

Biografias

Amadeu de Oliveira - Piano

Origem e formação Luso - Espanhola, nascido no seio de uma família musical.

Formado na escola pianística russa pelas mãos da pianista Tânia Achot (Portugal);

na escola pianística espanhola por seu professor e pianista Estéban Sánchez (Espanha);

na escola pianística franco-polaca com o pianista-pedagogo Jean Fassina (Paris).

Desde cedo desenvolveu a sua carreira de pianista - solista e com Orquestra.

Atuações em diversos países: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Ucrânia, República Checa e Moscovo. Fundador de vários projetos musicais com diversos agrupamentos e cantores internacionais. Diretor de Festivais e Cursos de Piano em Espanha. Professor de Piano em Conservatórios de Música em Portugal, Espanha e França. Diretor-Fundador da Academia de Piano ‘Papagueno’ em Espanha.

Atualmente reparte sua atividade de pianista – concertista e docente entre PianoCenter – Concert Projeto de sua autoria em Leiria e Association Le Pianiste de la Maison de Radio – France em Paris.

Encontra ainda espaço para compor as suas próprias obras originais e arranjos de todos os estilos da música que ele próprio aprecia.

Artista empenhado e eclético segue as diretrizes de seu acarinhado professor e pianista espanhol Estéban Sanchez: - produzir e levar a boa Música a todos.

 

João Ferreira - Trompete

Iniciou os seus estudos musicais de trompete aos 5 anos de idade na Orquestra Ligeira de Cambra (OLCA), mais tarde ingressou na Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra e também na Academia de Música de Vale de Cambra na classe do professor Hélder Fernandes, prosseguiu os seus estudos na Academia de Música de Oliveira de Azeméis com os professores Sérgio Afonso e João Vilão. A nível académico ingressou ainda na Escola Superior de Artes Aplicadas – Castelo Branco onde realizou a sua licenciatura e mestrado de ensino em música na vertente de formação musical e classe de conjunto. Durante o seu percurso esteve envolvido em diversos projetos de gravação de CD tanto corais como instrumentais e trabalhou também com diversos professores e trompetistas de renome como: Gonçalo Lourenço, Pacho Flores, Luis González, Fred Sautter, Nuno Silva, Sérgio Charrinho, João Vilão, Telmo Barbosa, Gilberto Cardoso, João Mogo, Jorge Almeida, Pedro Tavares e Sérgio Pacheco. Atualmente leciona Formação Musical e Classe de Conjunto na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém e no SOM – Sport Operário Marinhense e é também aluno no curso de direção da Academia Europeia de Direção de Banda ministrado pelo maestro Rafa Agulló.


Rui Amorim - Guitarra

Natural de Castelo de Paiva. Licenciado pela ESART – Castelo Branco

Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva com 8 anos de idade na classe do professor Hélder Almeida. Em 2016, ingressou na licenciatura em guitarra na classe do Professor Miguel Carvalhinho na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Terminou com uma nota final de 19 valores.

Participou em diversas Masterclasses e cursos de aperfeiçoamento com diversos guitarristas aclamados nacional e internacionalmente, destacando-se os nomes de Henrique Almeida, Francisco Franco, Júlio Guerreiro, Paulo Amorim, Augusto Pacheco, Alex Garrobé, Yuki Saito, Alfonso Aguirre Dergal, Judicaël Perroy, Nicolla Montella, Dejan Ivanovic, Michalis Kontaxakis, Margarita Escarpa, Joaquim Santos Simões, Joaquín Clerch, Mateusz Kowalski, Mak Grgic, Bruno Pino Mateos e Aniello Desiderio.

Participou também em diversos estágios de orquestra de guitarras com Miguel Carvalhinho, Augusto Pacheco e Leo Brouwer. Das participações em concursos destacam-se o 3º e 1º lugares obtidos no Concurso Internacional de Guitarra da Golegã, nos anos de 2014 e 2015, respetivamente. Ao longo do seu percurso académico, fez também parte de várias formações de música de Câmara, incluindo duos, quartetos e quintetos. Foi membro efetivo do Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, o qual participou nos World Choir Games em Sochi, na Rússia, no ano de 2016, arrecadando 2 medalhas de prata em 2 categorias.

É elemento da Banda Marcial de Bairros – Castelo de Paiva, onde toca baixo elétrico. Participou também em vários projetos musicais, nomeadamente com bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e grupos corais. Teve oportunidade de trabalhar com vários maestros de renome nacional e internacional, tais como Jorge Salgueiro, Gonçalo Lourenço, entre outros…

Neste momento, encontra-se a finalizar o Mestrado em ensino de música na ESART. Brevemente, juntamente com o contrabaixista Tiago Gomes, irá estrear o Avant-Garde Duo.

 

Pedro Ferreira - Guitarra   

Natural da Serra de Tomar, Pedro Ferreira Iniciou os seus estudos em 2011 frequentando o curso profissional de Instrumentista de cordas e tecla no conservatório de artes e música Canto Firme de Tomar sob a orientação do professor David Ferreira. Atualmente é professor de guitarra e de classe de conjunto na Escola de Música do Sport Operário Marinhense na Marinha Grande, na Escola de Música do Pego em Abrantes e na Academia Alvacanto em Alvaiázere.

É licenciado com nota máxima na disciplina de Guitarra Clássica orientada pelo professor Miguel Carvalhinho e pelo professor João Tiago na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Já frequentou masterclasses com professores tais como: Hubert Kappel, Dejan Ivanovic, João Diogo Leitão, Quitó de Sousa, Pedro Rodrigues, Fernando Riscado Cordas, Nuno Cachada e Laura Young. Foi Laureado nos concursos: 1º lugar no concurso “O Melhor Instrumentista Canto Firme e Mação” em 2013, 2º lugar no “I Concurso Internacional de Guitarra Clássica na Golegã em 2013” e em 3º lugar em 2014, no mesmo concurso.

Alexander Correia Van Halderen - Tenor

 É natural de Woerden - Holanda. Frequenta a licenciatura em Formação Musical e  

Direcção Coral na ESART - Escola Superior de Artes de Castelo Branco, tendo realizado ainda estudos de Canto  nesta mesma instituição com Elisabete Matos e Dora Rodrigues e Artes Cénicas, , sob a orientação artística de  Mário João Alves, tendo já realizado vários papéis como Tenor solista. Nesta instituição, é ainda tenor no "Coro Autêntico" sob a direcção do maestro Gonçalo Lourenço. 

Estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa, com a soprano Elsa Cortez, e cantou no Coro de Câmara sob a direção musical do barítono Armando Possante. Obteve o 2º Prémio do Concurso de Canto do Instituto Gregoriano de Lisboa.  

Apresenta-se actualmente a solo em recitais de canto, interpretando obras de compositores  como Gluck, Händel, Mozart, Guastavino, Vianna da Motta, entre outros. 

Como solista interpretou inúmeras obras e papéis tais como: "Nicht wandle mein Licht" da  obra "Liebeslieder-Walzer" de Johannes Brahms; solista em "When David Heard" de Eric  Whitacre; "Judas Macabeus" na oratória Judas Macabeus de Händel; "Mengone" na ópera "A  Persistência dos Sintomas" adaptada da ópera "Lo Speziale" de Haydn; "Clem/Quim" no elenco  da Ópera "The Little Sweep" de Benjamin Britten (tradução portuguesa de Alexandre Delgado);  "Aeneas" no elenco da Ópera "Dido & Aeneas" de Henry Purcell; entre outros. 

Tem uma vasta experiência coral, tendo participado como tenor em obras como: “Requiem”  de Mozart, versão de Robert Levine; “Requiem à memória de Camões” de João Domingos  Bomtempo; Missa de Steve Dobrogosz, "Arirang" de Hyowon Woo; Requiem de Fauré;  “Cantata BWV 4” de Bach; “Paixão Segundo São de João” de Bach; “Descalça vai para a fonte"  de Rogério Medeiros; “9ª Sinfonia” de Beethoven; “Messias” de Händel com o Coro  Gulbenkian; "Carmina Burana" de Carl Orff com o coro Gulbenkian; entre outras obras de  entre uma lista extensa. 

Cantou sob a direção dos maestros Paul McCreesh; Nikolay Lalov; Armando Possante; António  Carrilho; Gonçalo Lourenço, Alberto Roque; Christopher Bochmann; Rui Pinheiro; Henho Park;  José Eduardo Gomes, Paulo Lourenço.  

Para além do Canto, na vertente da Composição, possui já um vasto repertório e um grande  leque de orquestrações e de obras suas compostas para voz, piano, trios, quartetos e  orquestra.  

Possui mestrado em Química Orgânica pela Universidade Nova de Lisboa e licenciatura em  Química Aplicada.

 

Hélder Ferreira - Guitarra

2008 Inicia os estudos musicais no Conservatório Orfeão de Leiria.


2015 Termina o do curso secundário de música no Conservatório Orfeão de Leiria. Orientado pela professora Ilda Coelho na guitarra clássica. 
Durante o seu percurso guitarrístico apresenta-se a solo, em duo e em orquestra de guitarras. Participa em várias Masterclasses de Guitarra Clássica, orientadas pelos seguintes professores: Ilda Coelho, José Mesquita, Guilherme Vicente; Jaime Ayensa; Cláudio Marcotolli; Stefan Lofvenius; Pedro Rodrigues; Fernando Cordas, Anton Baranov; Carlos Barbosa Lima; Mak Grgik e Leo Brouwer.
2012 a 2021.

 Leciona guitarra clássica no Orfeão de Leiria (regime livre).


2018 Termina a licenciatura em de música – variante instrumento, estudando com o Professor Miguel Carvalhinho e o Professor João Tiago Correia, no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Artes Aplicadas.


2021 Encontra-se a terminar o mestrado no ensino da música – variante instrumento e música de conjunto, no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Artes Aplicadas.

Programa

Amadeu de Oliveira – Piano & Guitarra  

 

            . Prelúdio BWV 855 de Johann Sebastian Bach, arranjo Amadeu de Oliveira

 

 

João Ferreira – Trompete & Guitarra

 

. Sons do Tejo de Silvestre Fonseca, arranjo João Ferreira

 

 

Alexander Van Halderen – Voz & Guitarra

 

. A Porta de Hélder Ferreira (poema de Adriano Correia de Oliveira)

 

 

Alexandre Carvalheiro – 2as Guitarras

 

. André de Alexandre Carvalheiro & Hélder Ferreira

 

 

Tomás Macedo – Guitarra

 

            . O aparecer do Sol de Tomás Macedo

 

 

Duarte Jorge – Guitarra

 

            . Estudo I – Tigre Siberiano de Hélder Ferreira

 

 

Matilde Pereira – Guitarra

 

            . Estudo IV – Orquídea Fantasma de Hélder Ferreira

 

 

Hélder Ferreira – Guitarra

 

. Fado Tangado de Hélder Ferreira

. A dança das folhas de Hélder Ferreira

. Lisboa antiga, arranjo Duarte Costa

 

 

Isaac Pestana – Guitarra

 

. Metamorfose de Isaac Pestana:

 

            I. – Rastejar

            III. – Voar

 

 

Pedro Ferreira – Guitarra

 

. TERRA de Hélder Ferreira:

 

                        1 – A aura da Aurora

                        2 – Lycosa Hispânica (Cortejo Tarantular)

                        3 – Evocação: Água, Fogo, AR

 

 

Rui Amorim – Guitarra

 

. As cores que se escutam de Hélder Ferreira

. Love is on my side de The Black Mamba, arranjo Rui Amorim