El Retablo de Maeses Pedro

Data

6 de novembro de 2021, 19:30:00

Local

Teatro José Lúcio da Silva

Entrada

Entrada Gratuita, sujeita à lotação da sala

Programa

El retablo de maese Pedro
Ópera em 1 Acto com um prólogo de Manuel de Falla, com libreto baseado num episódio de Don Quixote de Miguel Cervantes

El Retablo de Maeses Pedro

S.A. Marionetas & Orquestra Filarmonia das Beiras

El Retablo de Maese Pedro é uma Ópera em 1 Acto, com prólogo de Manuel de Falla e com libreto baseado num episódio de Don Quixote de Miguel Cervantes. É uma coprodução do Festival Música em Leiria, do Festival Cistermúsica (Alcobaça) e dos Festivais de Outono (Aveiro), numa parceria entre a Orquestra Filarmonia das Beiras e a S. A. Marionetas.
Esta produção levará a cena a obra de Manuel de Falla, que conta uma passagem da célebre obra de Cervantes, Don Quixote, através de um espetáculo de marionetas. O compositor recria com a sua música um ambiente medieval, recorrendo a uma escrita neo-clássica que combina diferentes épocas e estilos, desde a música antiga, o folclore, música de carácter litúrgico e linguagens mais vanguardistas.
Tirando partido da curta duração da obra (cerca de 30 minutos), o espetáculo será antecedido de uma parte com carácter pedagógico em que os próprios cantores e um narrador explicará, acompanhado de exemplos musicais extraídos da própria obra, o contexto da história, a época em que decorre, o contexto literário do seu autor, o contexto da sua composição e ainda a demonstração da ilustração musical dos personagens e das cenas, dando assim também a esta produção um carácter pedagógico e tornando-a num espetáculo para todas as idades.

Biografia

S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
É uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais e em português, com o objectivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas. Nessa perspectiva, o seu trabalho passa pela investigação e a procura de novas soluções estéticas, bem como a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espectáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.
Ainda no cumprimento destes objectivos, a companhia organiza, desde 1998, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, onde está sedeada. Em 2015 o festival foi destinguido com o "EFFE Label". Tem participado em diversos Festivais em Portugal, tendo também representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Turquia, Áustria, Irão, Tailândia. Desde 1997 já criou 45 produções originais. Em 2005 foi-lhe atribuído o prémio de mérito cultural das artes e espectáculo “Troféu Afonso Lopes Vieira”.
Em 2010 recebeu o prémio especial do júri pela preservação e continuidade do teatro tradicional de marionetas europeu com o espectáculo “D. Roberto”. Também com este espectáculo foi nomeada para melhor manipulação no 14º festival mundial da arte da marioneta de Praga. Em 2012 foi selecionada para participar no festival mundial de marionetas em Chengdu na China onde recebeu o "Award Puppetry Festival Participation". No mesmo ano foi nomeada para o prémio de melhor produção para a infância no International Award "Golden Gander" Kremnické Gagy na Eslováquia.
Em 2013 recebeu o Prémio - "Alcoa d´Ouro" categoria Cultura atribuído pelo Jornal O Alcoa. Foi nomeada para o prémio de melhor espectáculo de rua no Wayang World Puppet Carnival em Jakarta na Indonésia. E recebeu o prémio de melhor espectáculo tradicional de marionetas de rua no Wayang World Puppet Carnival. Em 2014 recebeu o prémio de melhor espectaculo tradicional do mundo com o teatro Dom Roberto na Tailândia. em 2016 recebeu o prémio para melhor manipulação com os espectáculos "etc..." e "Teatro Dom Roberto" no Animart festival em Lodz na Polónia e o Prémio "Artistic Innovation Award" no 5th Golden Magnolia Shanghai International Puppet Festival na China. Em 2017 Recebeu o Troféu "Puppet for Peace" no Harmony World Puppet Festival em Kanchanaburi na Thailand . A nomeação "Best Manipulation" e o prémio "Best Director" no Word Puppet Festival EXPO 2017 em Astana no Cazaquistão e o Prémio "Preservation of traditions of ancient street theatre" no 1º Kyiv international festival of puppet theatre na Ucrânia. Já em 2019 recebeu o Prémio "Gulliver Junior" no 27º Festivalul International de Animatie Gulliver em Galati na Roménia. Mais recentemente em 2020 recebeu o prémio "Melhor Música Original" atribuído pelo Blog Guia dos Teatros pela produção "Consonância" com o pianista Daniel Bernardes.