top of page

10 MAR

Image-empty-state.png

Um trio que canta

Liz Consort

Data

10 de março de 2023 às 21:30:00

Classificação Etária

M/6

Local

Sé de Leiria

Entrada

Entrada Livre

Programa

Trio sonata em mi menor – J- Boismortier (1689 – 1755)
(allegro-adagio- allegro)

Coral; Nun komm, der Heiden Heiland- BWV 659, J. S. Bach (1685-1750) *

Trio em mi menor– Telemann (1681 - 1767)
(afetuoso- dolce- alegro-vivace)

Preludio e fuga em lá menor, BWV 543, J. S. Bach (1685-1750)*

Trio sonata em lá menor- J. Boismortier (1689 – 1755)
(vivace-largo-alegro)

*Órgão solo

Ficha Artística e Técnica

Rute Martins, órgão
Carla Antunes, flauta transversal,
Gonçalo Pereira, fagote

Biografia

Carla Antunes - Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Artística Musical dos Pousos aos oito anos. Em 1994 ingressa na Escola de Música do Orfeão de Leiria na classe do Professor João Pedro Fonseca.
Foi membro do quarteto de flautas transversais do Orfeão de Leiria com o qual realizou diversas apresentações e algumas gravações para a RDP.
Participou e assistiu a diversos cursos e masterclasses orientadas por Thies Rorda, Rien de Reede, Félix Renggli, Emanuel Pahud, Jeanne Baxtresser, Nuno Ivo Cruz, Vasco Gouveia e Sandra Pina.
Em 2001 ingressa na Academia Nacional de Orquestra, no curso de Instrumentista de Orquestra, na especialidade de Flauta Transversal, na classe da professora Anabela Malarranha, tendo também trabalhado com Janete Santos e Nuno Inácio.
Em 2005 concluiu a Licenciatura de Instrumentista de Orquestra, em Flauta Transversal. Realizou a profissionalização em serviço, através da Universidade Aberta em 2013.
Já tocou com a Orquestra Académica Metropolitana, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra do Algarve, tendo trabalhado com maestros como Alberto Roque, Jean Sebastian Beréau, Jean-Marc Burfin, Cesário Costa, Miguel Graça Moura, Brian Schembri, Álvaro Cassuto entre outros.
Colaborou no Projeto Educativo Descobrir a Música na Gulbenkian, nomeadamente na “Viagem ao Mundo do Som”, “Vamos fazer soar o mundo” e “A Menina do Mar”.
Foi membro da Ar Ensemble dirigida pelo maestro Alberto Roque. Colabora como flautista na Orquestra Ars lusitanae.
Foi professora da classe de Flauta Transversal na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, do Conservatório de Música de Seia e no Conservatório de Música do Choral Phydellius, em Torres Novas. Atualmente leciona no Conservatório de Música Jaime Chavinha, em Minde, no Centro Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar e na Escola de Artes SAMP, em Leiria.

Gonçalo Pereira - Natural de Pousos em Leiria, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos no Orfeão de Leiria e aos 9 anos na Sociedade Artística Musical dos Pousos.
Aos 16 anos ingressa no curso de fagote na Escola Profissional de Artes da Beira Interior na classe do professor João Brito.
Completou a Licenciatura em Fagote na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Arlindo Santos.
Continuou os seus estudos musicais na Musikhögskolan i Malmö na Suécia durante dois anos, na classe do professor Asger Svendsen.
Concluiu em 2017 o mestrado de pedagogia na Escola Superior de Música de Lisboa.
Ao longo do seu percurso profissional colaborou com as orquestras Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica do Sul, Gävle Symfoniorkester, Malmö Symfoniorkester, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Enriqueceu a sua formação profissional com os maestros Adrien Leaper, Alberto Roque, Antonio Pirolli, Emilio Pomarico, Ernest Schelle, Enrico Onofri, Jean - James Judd, Joana Carneiro, Michael Zilm, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Petri Sakari, Richard Wartien e Sebastaen Bereau.
Frequentou Master Classes com os professores Asger Svendsen, David Borrás, Giorgio Mandolesi, Jørgen Bracht, Matthias Rácz, Pierre Olivier Martens e Stefano Canutti.
Foi membro fundador dos grupos de Musica de Câmara; Ar Ensemble e do Ensemble de Palhetas Duplas.
Desenvolve a sua atividade pedagógica na Escola de Musica do Orfeão de Leiria e na Escola de Musica de Linda a Velha onde lecciona as disciplinas de Fagote e Música de Câmara.


Rute Martins - Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa em 1987, data em que começa a estudar Órgão sob a orientação do Professor Antoine Sibertin Blanc. Mais tarde, ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando a Licenciatura em Órgão no ano de 1999, sob a orientação do mesmo Professor. Para além da atividade de Docente, tem realizado vários recitais a solo e com outras formações instrumentais, nomeadamente no "Festival de Música em Leiria" em 1999, onde foi estreada a obra "laudate dominum", para Coro, Órgão e fita magnética, do compositor Pedro Rocha. Para além dos concertos realizados no País, mais concretamente nos Açores, no Festival Internacional de Música de Santarém e nos concertos Non Stop na Sé de Lisboa. Ministrou os Cursos das Semanas Gregorianas nos anos de 1999 e 2000. É Docente na Classe de Órgão do Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e da Escola de Artes SAMP. É Organista na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa e integra o grupo de música de câmara, Liz Consort.

bottom of page