top of page

25 MAR

Ópera | Lugar Comum – Mudando o que tem que ser mudado

Quarteto Contratempus

Data

25 de março de 2023 às 21:30:00

Classificação Etária

M/6

Local

Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Entrada

1º Balcão e Plateia: 10€ | 2º Balcão: 5€
Sócios do Orfeão de Leiria: 50% desconto* | Alunos do Orfeão de Leiria: gratuito*
* bilhetes pessoais e intransmissíveis

Image-empty-state.png

Sinopse

“Um lugar comum, que é de todos, com vozes femininas que falam baixinho dos seus gritos mais íntimos, com instrumentos que nos são comuns e tornam os nossos dias menos comuns, com palavras que são dadas sem partir nem baralhar. A ópera tem sido uma longa conversa com os homens que parecem que nem os seus gritos conseguem ouvir.
A ópera traz consigo distantes agudos femininos desde o tempo em que nem sabia que aqueles sons existiam. Ou então, habituamo-nos tanto a ouvi-los que se tornaram num lugar comum.”
Mudando o que tem de ser mudado
A arte na prevenção e sensibilização da problemática da violência contra a mulher/violência doméstica. A Ópera como elemento de mudança. Durante 36 meses colaboradores da área social, artistas e públicos vulneráveis uniram-se na desconstrução de conceitos e cenários de violência contra as mulheres com a construção de 25 fragmentos de arte que convergiram num espetáculo final de ópera, a ópera Lugar Comum. Promovido pela Misericórdia do Porto, este projeto de prevenção de violência contra as mulheres, envolveu vários grupos de utentes das suas respostas sociais, nomeadamente: crianças e jovens, pessoas com deficiência e/ou incapacidade, idosos, vítimas de violência doméstica e pessoas em emergência social. Nada de nós sem nós, configura uma poderosa estratégia de empoderamento e inclusão.

Programa

Ópera | Lugar Comum – Mudando o que tem que ser mudado

Ficha Artística e Técnica

Libreto Mário João Alves
Composição Sofia Sousa Rocha
Encenação António Durães
Assistência de encenação Tatiana Rocha
Direção Musical Constança Simas
Apoio ao movimento Leonor Keil
Interpretação Teresa Nunes (soprano), Miguel Leitão (tenor), Crispim Luz (clarinete), Carolina Leite Freitas (violoncelo), Manuela Ferrão (violoncelo), Sérgio de A (piano), Leonor Keil
Coro Ana Rosa, Beatriz Ramos, Natalie Gonçalves, Teresa Queirós
Mapeamento e criação multimédia Hugo Mesquita
Desenho e operação de luz Mariana Figueroa
Desenho e operação de som José Afonso Monteiro
Figurinos e cenografia Cláudia Ribeiro
Assistência de figurinos e cenografia Joana Castanheiro, Gi Cavaggioni
Maquilhagem Cristina Araújo
ProduçãoTatiana Rocha
Teasers e registo vídeo Miguel F
Fotografia Pedro Sardinha
Apoio às residências Teatro Municipal da Guarda, Município de Ponte de Sor, CRL - Central Elétrica
Coprodução Teatro Municipal do Porto
Promotor Misericórdia do Porto

Biografia

O Quarteto Contratempus foi fundado em 2008, apresentando-se como uma formação composta por soprano, clarinete, violoncelo e piano. Dedica-se à interpretação e divulgação de música contemporânea, e à criação de ópera contemporânea multimédia. A formação pouco comum do Quarteto – que representa a voz, os sopros, as cordas e a grande orquestra, apresentando assim a possibilidade de um amplo jogo de cores disponibilizado pelos timbres contrastantes dos instrumentos, torna-a uma formação especial. O Quarteto foi distinguido com o 3º Prémio Nacional de Indústrias Criativas 2018 (promovido pelo Grupo Super Bock / Serralves), bem como com o Prémio BfK (promovido pela Agência de Inovação) pelo seu trabalho de criação no domínio da Ópera de Câmara Multimédia. Em 2021, inauguram o ESPAÇO QC, um lugar de ensaios, residências, formações, laboratórios e apresentações informais. Nele, surge o Contrapartirturas - Laboratório de Música em Cena, a primeira experiência em programação do grupo. Neste momento o Quarteto conta com produção e equipa técnica na sua equipa nuclear assim como a colaboração regular de alguns criadores e músicos.

bottom of page