27 MAR

Image-empty-state.png

Missa Brevis

Coro do Orfeão de Leiria &
Camerata do Orfeão de Leiria

Este concerto contará com a participação do Coro do Orfeão de Leiria, dirigido pelo maestro João ferreira e pela Camerata do Orfeão de Leiria dirigida pelo maestro Mário Teixeira. O mote principal deste concerto é apresentação da obra Missa Brevis de Jacob De Haan. Esta missa foi composta a pedido do Conselho para a Música e a Cultura da Alta Alsácia, de Guebwiller, em França, por ocasião das celebrações dos mil anos do nascimento do Papa Leão IX. As partes desta missa (Kyrie, Gloria, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei) convêm tanto à liturgia católica como à liturgia protestante.  Este concerto terá como solista a organista Rute Martins.

Data

27 de março de 2022, 16:00:00

Local

Igreja da Portela, Leiria

Entrada

Entrada Gratuita, sujeita à lotação do espaço

Programa

Hebrides Overture - Félix Mendelssohn, arranjo de Mário Teixeira
Missa Brevis de Jacob De Haan

Biografia

O coro do Orfeão de Leiria fundado em Maio de 1946 teve como seu primeiro director artístico Rui Barral, a que se seguiram José Pais de Almeida e Silva, Duarte Gravato, Norberto Gomes, Francisco Bernardino dos Santos Carvalho, Júlio Fernandes, Joel Canhão, Guy Stoffel, Agostinho Rodrigues, Rui de Matos, Jorge Matta, Paulo Lourenço, Mário Nascimento, Augusto Mesquita, Pedro Miguel, João Branco, Joaquim Branco, Nuno Almeida e Mário Nascimento.
O Coro designado como Orfeão de Leiria deu o nome à instituição cultural em que se integra e que abrange mais de trinta domínios, designadamente outros corais.
Tornou-se o ex-libris cultural da região de Leiria como conjunto coral e como instituição referencial de cultura. Apresenta-se hoje com conjuntos diferentes – misto, vozes masculinas, vozes femininas, em conjunto ou separadamente – com acompanhamento orquestral, instrumental ou a capela. A Direção está a cargo do maestro João Ferreira.