botao1.png

Agenda

Não há eventos agendados de momento

A 38ª edição do Festival será constituída por mais de vinte atividades artísticas, na sua maioria concertos musicais, onde está presente também a Dança, que decorrem ao longo de cinco semanas e em que se cruzarão diferentes géneros musicais.

A presença de artistas nacionais já consagrados e mais representativos nas suas áreas de intervenção, como é o caso de Anabela Chaves, António Chainho, e Olga Roriz, é complementada com a participação de jovens músicos ainda em fase de formação, como é o caso Orquestra XXI, do Coro da Universidade de Aveiro, e ainda de jovens músicos em início de carreira, como são o exemplo de Sofia Silva Sousa, Dinis Sousa ou Eduardo Cardinho.

Ferran Savall, os grupos Lulavai e The Primitals marcam a presença internacional da programação. A dimensão educativa é assim, mais uma vez, uma forte aposta do “Música em Leria”. Para lá da já habitual presença de projetos artísticos nascidos e desenvolvidos no seio da Escola de Música e Dança do Orfeão de Leiria (a Camarata do Orfeão de Leiria), Neste âmbito está previsto um importante programa. A Orquestra XXI e o Coro da Universidade de Aveiro irão assinalar os 250 anos do nascimento de Beethoven com a execução da sua 9ª Sinfonia. Neste concerto será ainda interpretada a obra do jovem compositor português Luís Antunes Pena, “Vermalung IV: Ludwig v”.

Também a partilha de experiências artísticas entre músicos consagrados, estudantes e até estruturas locais não profissionais, são momentos únicos de enriquecimento pessoal, social e artístico. Os Concertos com o programa de Páscoa irão juntar no mesmo palco uma orquestra profissional, dois cantores, um profissional de reconhecida qualidade em Portugal (Miguel Maduro-Dias) e uma jovem aluna da escola de música do Orfeão de Leiria (Aurora Gomes) e ainda a jovem violetista vencedora do Prémio Jovens Músicos 2018 (Sofia Silva Sousa), o

Coro do Orfeão de Leiria e o Coro da Ourearte, daí resultando um cruzamento de experiências pessoais e artísticas claramente diferenciadoras.

A importância dada à criação e valorização do património musical português está presente em diversos programas, como são o caso da Ópera Cómica Multimédia Interativa “Simplex”, com libreto de Carlos Tê e José Topa, encenação de António Durães e Composição de Telmo Marques, da produção de comemorativa dos 25 anos da Companhia Olga Roriz, das obras de Luiz de Freitas Branco, de António Victorino d’Almeida e de Luís Antunes Pena, e ainda dos concertos com Eduardo Cardinho, António Chainho e Rão Kyao.

A dispersão dos diversos locais dos concertos, dentro e fora de Leiria, para lá de pretender chegar e captar um número mais alargado de público, contribui também para valorização das infraestruturas culturais e do património histórico existente na região de Leiria. A edição de 2020 levará, tal como na edição anterior, concertos a todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da região de Leiria (CIMRL) e ainda a Alcobaça e Ourém.

Apesar de ter como ponto de partida a música clássica, o Festival «Música em Leiria» tem integrado na sua programação o Jazz, outros géneros e outras artes, como a dança, que tem tido ao longo das anteriores edições uma presença regular, proporcionando cruzamentos nem sempre acessíveis ao público noutros contextos semelhantes.

Assim, o Música em Leiria promove uma atitude inclusiva no que respeita à observação das diversas tipologias musicais. Apesar de se centrar num domínio que se designa, convencionalmente, por música clássica, a programação encoraja um diálogo efetivo entre diferentes áreas e géneros musicais, esbatendo fronteiras que apenas teoricamente são estanques, bem como desenvolve soluções inovadoras na apresentação das propostas musicais, conferindo-lhes uma leitura de inequívoca contemporaneidade, de que são exemplos os programas com o grupo madrileno The Primitals, com António Chainho e a produção inovadora do Quarteto Contratempus com a Ópera Cómica Multimédia Interativa “Simplex”.

António Vassalo Lourenço
Diretor Artístico

Informações

 

Edições Anteriores

 
Screenshot_22.png