top of page
capa  sem letragem_edited.jpg

Piratinha Brincalhão

Uma Viagem Salgada

​

Nesta história, os descendentes de Capitão Brincalhão, Guga, Kikas e o amigo Gui, ao brincarem com as histórias do diário de bordo e os acessórios de piratas, alimentam a sede de aventuras.

Uma narrativa humorada pelo cão, de nome Cãopitão, com alma de pirata, que assume identidades diferentes para desenvolver o enredo.

Acompanhamos a viagem marítima quando partem do norte da Europa, origem dos antepassados Vikings, rumo a praias de Portugal, à procura da ilha perdida onde ficou o tesouro. 

 A tempestade, que atravessaram, remete-nos para mensagens sobre a valentia dos navegadores portugueses, ao superarem os medos marítimos, estando implícitos autores portugueses: Fernando Pessoa, no poema, O Mostrengo, inspirado no Gigante Adamastor (canto v) de Luís de Camões, em Os Lusíadas.  Camões criou ainda, O Velho do Restelo, (canto lV), um ancião que representa a oposição aos perigos da expansão marítima.

Com o herói Capitão Brincalhão na mira dos perigos, ofereceu-lhes a adrenalina de uma onda, para o rio que os conduziu em segurança. Mas, a tragédia que assolava a terra, conduziu-os ao local que há tanto procuravam. 

 

Trindade Pereira

​

​

Sinopse

​

Do norte da Europa navegaram até praias de Portugal à procura da ilha perdida do avô “Capitão Brincalhão”; Guga, a quem chamam Piratinha Brincalhão, a irmã Kika, o amigo Gui e o divertido cão de nome Cãopitão.

Mas, no pavor de uma tempestade, são assaltados por monstros marinhos que lhes colocaram à prova as resistências aos perigos marítimos.

Até que, a adrenalina de uma onda os conduziu ao lugar que procuravam, mas algo estranho se passava e não perceberam logo o que era...

Entre aqui para comprar Livro + Música + Instrumentais
Capa_frente_Piratinha_Brincalhao.jpg
06 Intro - Cheguei
01 Intro - Piratinha Brincalhão
02 Piratinha Brincalhão
03 Cão Pitão
04 Eu vou, eu vou
05 Monstros Marinhos
07 Cheguei
08 Ilha do meu sonho
Galeria
Créditos

Projecto e Letras de

Trindade Pereira

​

Música e arranjo

​Sérgio Vara Longa - Faixa 1 a 7

Rui Lavos - Faixa 8

​

Performance

Camerata do Orfeão de Leiria + Coro ( 20'/21' )

​

Direção Camerata Mário Teixeira | Direção Coro 2ºB/6ºG da Escola José Saraiva Nádia Gomes

 

Camerata 

Eufónio - Sidnei Maria Carraco Rebelo; Flauta Transversal - Bruna Dias Pinto; Flauta Transversal - Luísa Cecília Lagoa Morais; Percussão - Miguel Domingues dos Santos; Saxofone - Daniel Francisco Carreira de Jesus; Saxofone - Francisco Manuel Gonçalves Pereira; Trombone - Pedro Miguel Ferreira Santos; Trompa - Guilherme Ribeiro Pereira; Trompa - José de Sousa Duro; Tuba - José Guilherme Marques Custódio Neves; Violoncelo - Luísa Sismeiro de Sousa Pinção; Violino - Dinara Tonkikh; Oboé - Adriana Sofia Barros Santos

​

Coro

Adriana Silva Marcelino; Afonso Dias Rei; Alexandre Mendes Bregieira; Beatriz Belo Nunes Clara; Beatriz Marques Teixiera; David Grynchuk; Diogo Dos Santos Cardoso; Eduardo Martins Esperança; Ema Mestra De Sá; Francisca Dinis Neves; Francisco José Seiça Ferreira; Francisco Mateus Tomé Gregório; Inês Ferreira  Cheléu; Inês Rodrigues Alves; Joana Margarida Ferreira Leitão; João Dinis Ferreira Santos; Xeila Ferreira; Lara Santiago Rodrigues da Costa; Leonardo Manuel Duarte Dinis; Luna Carreira Caetano; Mafalda Miguel Martins; Maria Inês Pedrosa Viegas; Mariana Silva Salgueiro; Pedro Henrique Pedrosa Viegas; Rodrigo Baptisa Ramos; Rodrigo Moniz Dos Santos; Vicente Venceslau Clemente

Produção Audiovisual

bottom of page