Oferta Formativa

 

Quem Somos

O Conservatório Sénior de Leiria (CSOL) é um departamento do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL|CA) que tem os seniores como público-alvo.
Consideram-se seniores, para frequência do CSOL, os indivíduos com 50 ou mais anos de idade.
Trata-se de um projeto educativo e formativo, no âmbito da formação ao longo da vida, centrado na valorização da divulgação cultural e na participação ativa em atividades ligadas às Artes, particularmente à música, à dança e à tecnologia a elas associada.
É igualmente um projeto social e de saúde, profilaxia para o isolamento e a exclusão social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seniores.

O que queremos:


O CSOL estimula a participação dos seniores em todas as atividades desenvolvidas pelo OL|CA, criando oportunidades de desenvolvimento de um convívio salutar e útil entre todos os seus alunos, combatendo eventuais situações de isolamento ao proporcionar também a possibilidade de aprenderem ou ensinarem no âmbito das artes e da cultura.

Atividades do Conservatório Sénior:


O Conservatório Sénior proporciona um leque de atividades de aprendizagem, artísticas, culturais, recreativas, científicas, de solidariedade e de lazer, dando primazia à participação e divulgação cultural e ao convívio social.
A metodologia utilizada proporciona oportunidades contextualizadas e ajustadas de envolvimento em atividades e desafios intelectuais estimulantes. Por outro lado, cria oportunidades aos seniores de pertencerem a um grupo e para ele contribuírem como membros ativos, através de um convívio salutar, alegre e útil.
As atividades letivas do CSOL vão de segunda a sexta-feira em horário a fixar anualmente, de acordo com a disponibilidade de salas.
A oferta de disciplinas está dependente do interesse manifestado pelos alunos matriculados e pelos potenciais alunos, bem como da disponibilidade de professores ou animadores para essas atividades.
Para além das atividades letivas, o CSOL desenvolve atividades de cariz social, criando oportunidades de ligação às comunidades interna e externa ao OL|CA.

Proporciona:


Visitas a locais, monumentos e casas de espetáculo;
Assistência a espetáculos artísticos;
Visitas a exposições;
Palestras, colóquios, cursos, seminários;
Participação em festas e convívios promovidos pelo CSOL, por outros departamentos do OL|CA ou por outras entidades;
Participação em concursos promovidos ou organizados pelo OL|CA ou por outras entidades artísticas e culturais.

 

 

Estudos científicos têm demonstrado que a música e as atividades com ela relacionadas, nomeadamente a prática de determinados instrumentos musicais, reduzem o risco de desenvolvimento de doenças de foro neurológico, havendo casos registados de regressão, ou seja, existe um efeito positivo, cientificamente comprovado, da música no estilo e na qualidade de vida dos seniores.

 

A prática musical e a dança reabilitam também a coordenação motora e neuro-sensorial e contribuem para o aumento da sensação de relaxamento e de bem-estar emocional, aliado à diminuição da ansiedade, da depressão e da perceção da solidão.

 

No âmbito da melhoria da qualidade de vida dos seniores e da formação ao longo da vida, o Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes (OL|CA) criou o Conservatório Sénior de Leiria como um projeto educativo e formativo centrado na valorização da divulgação cultural e na participação ativa em atividades ligadas à música, à dança e às tecnologias. É igualmente um projeto social e de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seniores, assim como profilaxia para o isolamento e exclusão social.

 

O Conservatório Sénior de Leiria fomenta a participação dos seniores em todas as atividades desenvolvidas pelo OL|CA, criando oportunidades de desenvolvimento de um convívio salutar e útil entre todos os seus alunos, combatendo potenciais situações de isolamento ao proporcionar, também, a possibilidade de aprenderem ou ensinarem no âmbito da música, das tecnologias, da dança, das artes e da cultura em geral. Todas as atividades do Conservatório Sénior foram concebidas especificamente para atender ao potencial e às necessidades da população sénior.

 

As metodologias utilizadas durante as aulas proporcionam oportunidades contextualizadas e ajustadas de envolvimento em atividades e desafios intelectuais estimulantes e, por outro lado, criam oportunidades aos seniores de pertencerem a um grupo e contribuírem, como seus membros ativos, para um convívio salutar, alegre e útil, proporcionando o bem-estar de todos os seus membros.

 

Saber usufruir destes momentos de interação social e das oportunidades de aprendizagem e de envolvimento cultural e de lazer, bem como manter e criar interesses é colaborar para que a mente se mantenha ativa e saudável.

 

O Conservatório Sénior de Leiria proporciona um leque de atividades musicais, artísticas, culturais, recreativas, científicas e de aprendizagem, dando primazia à participação e divulgação cultural e ao convívio social.

 

Porque é vital manter uma vida intelectual, física e socialmente ativa.
Porque não basta viver, é preciso viver bem e com qualidade.
Pratique

Documentos

  • Regulamento

  • Hino CSOL