Coro do OLCA.jpg

Sala 301
 

História

Próximas atuações

7 MAI

Concerto de Aniversário

 Igreja S. Pedro | 17h00

Coro do Orfeão de Leiria
Coro Viva Voz
Chorus Auris


 

-

-

Como o atual Orfeão de Leiria, desde 1886 foram várias as formações corais existentes na cidade, pelo menos depois de 1924 e entre 1934 e 1946, acabando uns e nascendo outros, muitas vezes com boa parte dos elementos do anterior, mesmo o maestro e boa parte das partituras.

O coro do Orfeão de Leiria fundado em Maio de 1946 teve como seu primeiro director artístico Rui Barral, a que se seguiram José Pais de Almeida e Silva, Duarte Gravato, Norberto Gomes, Francisco Bernardino dos Santos Carvalho, Júlio Fernandes, Joel Canhão, Guy Stoffel, Agostinho Rodrigues, Rui de Matos, Jorge Matta, Paulo Lourenço, Mário Nascimento, Augusto Mesquita, Pedro Miguel, João Branco, Joaquim Branco, Nuno Almeida e Mário Nascimento.

O Coro designado como Orfeão de Leiria deu o nome à instituição cultural em que se integra e que abrange mais de trinta domínios, designadamente outros corais.
Tornou-se o ex-libris cultural da região de Leiria como conjunto coral e como instituição referencial de cultura. Apresenta-se hoje com conjuntos diferentes – misto, vozes masculinas, vozes femininas, em conjunto ou separadamente – com acompanhamento orquestral, instrumental ou a capela. Atualmente tem como maestro João Pedro Ferreira.