imagem.jpg
festival 40 2022 branco.png

Informações

 

Este ano de 2022 assinala a realização da 40ª edição do “Música em Leiria”, um dos festivais mais antigos em Portugal e dos poucos que, durante estes 40 anos, foi organizado sem interrupções, mesmo em períodos difíceis como aqueles que ainda estamos a atravessar. Tendo sido durante muitos anos o único evento do género na região, continua a distinguir-se como uma marca ímpar de Leiria, no mosaico multifacetado de realizações artísticas que se desenvolve nos dias de hoje.

Este ano será importante também porque queremos retomar o formato a que habituamos o público de Leiria e da sua região. Depois de dois anos em que tivemos de conviver com a incerteza permanente, que em muito condicionou a sua organização, e que tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, voltaremos este ano a um formato mais concentrado com cerca de 15 concertos que irão decorrer no espaço de pouco mais de um mês, entre 13 de março e 23 de abril, complementados com mais 5 concertos didáticos, dirigidos a comunidades escolares, que decorrerão nos concelhos mais a norte da comunidade intermunicipal da região de Leiria em maio e junho.

Pelos palcos da região de Leiria passarão alguns dos mais significativos artistas ou grupos nacionais, como são os casos da Companhia Paulo Ribeiro, da Orquestra Filarmonia das Beiras, os Moços do Coro, os cantores Isabel Alcobia, Marina Pacheco e Tiago Matos, os pianistas Pedro Costa e Ana Tomasik, o saxofonista João Mortágua, o organista João Santos ou o maestro Pedro Carneiro, e pelos grupos internacionais Maestrissimo e Quarteto do Rio. A programação é complementada com a apresentação de jovens músicos ainda em fase de formação, como é o caso JOP-Jovem Orquestra Portuguesa, (que integra este ano 2 jovens músicos em formação na escola de Música do Orfeão de Leiria), do Coro e da Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro e de agrupamentos da Escola de Música do Orfeão de Leiria, incluindo o Coro do Orfeão de Leiria e ainda de jovens músicos em início de carreira, como são o exemplo os vencedores do Prémio Jovens Músicos Sofia Silva Sousa (2018) e Telmo Costa (2019). 

Mantendo a filosofia iniciada em 2015, continua a ser objectivo do Festival «Música em Leiria» apresentar uma programação que, partindo de uma matriz clássica, se estende a outras estéticas artísticas, promovendo e encorajando o diálogo entre diferentes áreas e géneros musicais chegando assim a novos públicos através dos cruzamentos entre diferentes linguagens.

A programação da 40ª edição irá relembrar Maurice Duruflé, quando passam 120 anos do seu nascimento, e Johannes Brahms, nos 175 anos da sua morte, e continua a dar especial importância à criação e valorização do património musical português, incluindo estreias absolutas, nomeadamente uma obra evocativa dos 75 anos do Orfeão de Leiria, do compositor Carlos Marques, Abertura Op. 75 e a peça Diptyque Mariale de João Santos.

O programa deste ano inclui também uma co-produção com o Festival de “Música da Primavera” de Viseu. No programa que encerrará os dois festivais, vão apresentar-se em palco o Quarteto do Rio em conjunto com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Edições Anteriores

 
press to zoom
2020
press to zoom
2019
press to zoom
2018
press to zoom
2017
press to zoom
2016
press to zoom
2015
press to zoom
1/1
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
15
16
18
21
26
29
30
31
32
33
35
36
37
39
Movicortes
Sé de Leiria
1/1