22 ABR

Image-empty-state.png

Recital Telmo Costa - clarinete

Telmo Costa, clarinete
Anna Tomasik – Michalczyk, piano

Data

22 de abril de 2022, 20:00:00

Local

Auditório José Neto – Orfeão de Leiria

Entrada

Entrada Gratuita, sujeita à lotação da sala

Programa

Première Rhapsodie - C. Debussy
Grand Duo Concertante - C. M. von Weber
Langará - Alexandre Delgado
Fantasia da concerto Rigoletto - L. Bassi

Biografia

Telmo Costa é atualmente solista A da Orquestra Gulbenkian em Lisboa, lugar que ocupa desde 2019. Iniciou os seus estudos na Tuna Musical de São Paio de Oleiros com o professor José Américo Belinha, prosseguindo-os na Academia de Música de Paços de Brandão com o professor Hélder Tavares, com o qual terminou o oitavo grau. Posteriormente, foi admitido na classe do professor François Benda na Hochschule für Musik em Basileia, na Suíça, onde completou a licenciatura e onde se encontra a terminar o mestrado solista.
Colaborou com várias orquestras, como a Orquestra Sinfónica de Lucerna na Suíça, na qual foi academista, Orquestra Real do Concertgebouw e Orquestra Filarmónica Portuguesa. Para além disso foi membro de orquestras de jovens nacionais e internacionais, das quais se destacam a Orquestra de Jovens Gustav Mahler, Neue Philharmonie em Munique, Orquestra Sinfónica de Jovens da Suíça e a Jovem Orquestra Portuguesa.
Apresentou-se a solo com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com a Orquestra Gulbenkian e em vários recitais um pouco por todo o país. Foi também vencedor de vários concursos nacionais e internacionais, tais como o Prémio Jovens Músicos, no qual lhe foi ainda atribuído o Prémio Maestro Silva Pereira, o prémio da European Union of Music Competitions for Youth e o prémio Círculo Richard Wagner. Para além destes, conta ainda com primeiros prémios no North International Music Competitions, no Vienna International Music Competition e no International Clarinet Competition APC. Apresentou-se em festivais onde teve a oportunidade de trabalhar com professores como François Benda, Kilian Herold, Harri Mäki, Florent Héau, Juan Ferrer, António Saiote e Nuno Pinto, e colaborou, como docente, na Academia de Verão da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

Anna Tomasik – Michalczyk, de origem polaca , iniciou os seus estudos em Lodz tendo prosseguido a sua aprendizagem na Academia Chopin de Varsóvia sob a orientação do conhecido professor polaco – Jan Ekier. Licenciou-se em piano com as mais altas classificações em 1979. Ao mesmo tempo terminou, na mesma Academia, o curso de pedagogia. A sua carreira como solista começou ainda como estudante, tendo actuado com Orquestra Filarmónica de Lodz e realizado vários concertos em todo pais. Gravou também na Radio Nacional Polaca. Em 1982 obteve 3º lugar no Concurso Internacional de Enna em Itália. Fez também tourneés na Grécia e na Alemanha. Para além de actividade de solista dedicou-se ainda á música de câmara. Foi membro fundador dum trio , que deu concertos na Polónia. A sua actividade pedagógica começou na Escola Superior de Música de Lodz como professora de piano e acompanhadora. Em simultâneo foi maestro repetidor da Ópera de Lodz passando a colaborar posteriormente com os cantores nos vários concertos realizados na Polónia. Em 1984 iniciou a sua actividade em Portugal . Realizou vários concertos por todo pais como solista e integrada nos agrupamentos de música de câmara . Como solista actuou com Orquestra Sinfónica de RTP e Orquestra Metropolitana de Lisboa . Em colaboração com Fundação Gulbenkian Actuou como uma das solistas no Festival de Música da Madeira , Açores e Sintra e também no Grande Auditório da Fundação. Actualmente lecciona música de câmara na Escola de Música de Conservatório Nacional de Lisboa ,é professora de Academia Nacional Superior de Orquestra e a pianista da OML onde realiza vários recitais de música de câmara desde 1992.