Mestre António Chaínho convida Rão Kyao

Data

3 de junho de 2021, 18:30:00

Local

Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Entrada

Entrada Gratuita, sujeita à lotação da sala

Programa

António Chaínho
. Sonhar Lisboa
. Escadinhas do Duque
. Rapsódia Fadista
. Variações em Ré (Carvalhinho)
. Cumplicidades
. Variações em MI m
. Deambulando sobre o Alentejo
. Vando sobre o Alentejo
. Fado Vitória
. Fado dos Sonhos
. Variações em Lá ( Inst )

Mestre António Chaínho convida Rão Kyao

Se a guitarra portuguesa é um símbolo de um país, Mestre António Chaínho é um dos seus mais notáveis embaixadores. Os seus mais de 50 anos de carreira traduzem as múltiplas emoções deste instrumento único no mundo e o talento inigualável de um dos "50 músicos mais influentes da World Music", segundo a revista internacional Songlines.

Biografia

António Chaínho
Artista completo, guitarrista e compositor profícuo, Mestre António Chainho é o exemplo vivo de como o talento, a perseverança e a solidariedade - em forma de cumplicidade - moldam a vida de um homem e com ele a história da música popular. O seu primeiro “ato de libertação” toma forma em 1996 quando Mestre António Chainho lança um álbum instrumental com a London Philarmonic Orchestra. Este risco
assumido pelo autodidata- com um talento raro e natural – seria o ponto de partida para uma brilhante, produtiva e diversificada carreira a solo como compositor e artista. Em 1998, edita “A Guitarra e Outras Mulheres“. Dois anos depois inicia uma trilogia baseada na fusão da guitarra portuguesa com outras “músicas do Mundo” para a qual conta com a colaboração de músicos de referência de outros continentes. Este percurso determinado e singular resulta, nomeadamente, na colaboração em projetos internacionais com Paco de Lucia, John Williams, José Carreras e KD Lang. A prestigiada revista Songlines considera Mestre António Chainho “um dos 50 músicos mais influentes da World Music”. Em “Cumplicidades“ - álbum lançado em 2015 com a colaboração de músicos de Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde - soa toda a paixão, entrega e dedicação que apenas Mestre António Chainho consegue dedilhar num acorde, conter numa harmonia e abrigar, para sempre, nos corações. A gama de emoções para a qual nasceram e que torna inseparáveis a guitarra portuguesa e Mestre António Chaínho. Ao vivo o Artista pode apresentar-se em formato instrumental ou com vozes convidadas.

Rão Kyao
Tem-se distinguido pela sua persistente vontade em redescobrir o Oriente. Fazendo uso da flauta de bambu e do saxofone, ele foi encontrando inspiração na música indiana, árabe, africana e chinesa, restabelecendo assim o elo perdido entre a tradição musical portuguesa e o Oriente.
Os mais de 20 álbuns que editou até hoje indiciam, de uma forma muito clara, a
intenção expressa de, a cada passo, redescobrir as raízes da música tradicional portuguesa, não temendo, antes pelo contrário, o confronto com as suas fontes primordiais: a música indiana e a música árabe. Atuando em diversas tournées por todos os continentes, é considerado um “embaixador” da música portuguesa.