“Concerto de Jazz”
Big Band do Orfeão de Leiria convida João Mortágua
Data
21 de abril de 2024 às 16:00:00
Classificação Etária
M/6
Local
Teatro Miguel Franco, Leiria
Entrada
5,00€
| Sócios do Orfeão de Leiria: 50% desconto* | Alunos do Orfeão de Leiria: gratuito*
Sinopse
Este concerto é o resultado do estágio da Big Band do Orfeão de Leiria que este ano conta um convidado especial, o músico português consagrado João Mortágua no saxofone.
O programa da noite é uma tapeçaria rica em Swing, Groove e Energia, baseada na música do Cancioneiro Jazz norte-americano escrita e arranjada especialmente para a formação de Big Band por compositores como, George Gershwin, Charles Mingus, Cole Porter, Henry Mancini, Nat King Cole, não esquecendo a celebração do centenário do nascimento de Sammy Nestico.
Será um concerto onde a nostalgia se encontra com a inovação, e a história do jazz é contada através de cada nota, porque este concerto não é apenas uma exibição de talento musical, mas uma homenagem à capacidade do jazz de unir, emocionar, de celebrar a música e a vida.
Programa
Perante - João Mortágua
The Incredibles - Michael Giacchino
Fables of Faubus - Charles Mingus
Lover Man (oh, where can you be?) - J. Davis, R. Ramirez; J. Sherman
By All Means - Sammy Nestico
Scott's Place - Sammy Nestico
Quiet Place - Sammy Nestico
Easy to Love - Cole Porter
The Days of Wine and Roses - Henry Mancini
Everything - Michael Buble
Straighten Up And Fly Right - Nat King Cole
Love Is Here To Stay - George Gershwin
Ficha Artística e Técnica
Big Band do Orfeão de Leiria
João Mortágua, saxofonista convidado
André Rocha, direção
Biografia
Big Band do Orfeão de Leiria
Criada em 2014, pelo maestro André Rocha, que mantém a sua direção, a Big Band do Orfeão de Leiria tem como objetivo a introdução da linguagem jazzística, criando assim uma excelente oferta de complementaridade do estudo musical. É constituída por alunos dos cursos secundários e alunos dos cursos básicos, cuja maturidade técnica e musical se revela significativa. É já um agrupamento de reconhecido nível e tem participado em diversos eventos, concertos e temporadas de concerto.
André Rocha
É licenciado em trompete - Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e frequenta o Mestrado em Ensino Vocacional da Música no Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada.
Como músico instrumentista, participou em inúmeros concertos destacando-se as formações, Big Band do Hot Clube de Portugal, Nu Jazz Orchestra, Reunion Big Jazz Band, Esmae Big Band, Lisbon Swingers, Big Band de Almada, onde foi dirigido por nomes como Maria Schneider, “Butch” Morris, Marina Rosenfeld, Pedro Moreira, Claus Nymark, Paulo Perfeito, Carlos Azevedo, Zé Eduardo, Orin Evans, Jason Lindner, e atou em diversos países como, Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Líbano e Portugal.
Tem colaborado com companhias de teatro e de dança como Teatro do Montemuro, Teatro de Marionetas do Porto, Teatro de Almada, Trisha Brown Dance Company e Leirena Teatro; em longas-metragens e filmes publicitários.
Dirige a Big Band do Orfeão de Leiria e a Filarmónica do Arrabal, Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Orquestra Juvenil da SAMA e a Big Band do Arrabal.
É membro da Orquestra de Jazz de Leiria e HHY & the Macumbas.
Enquanto docente, destacam-se vários Cursos e Workshops orientados em Portugal e leciona no Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Conservatório de Música da Jobra, Academia de Música da Valentim de Carvalho e é Coordenador Pedagógico da Escola de Música da SAMA.
João Mortágua
Saxofonista e autor residente em Coimbra. Integra diversos projetos musicais, nomeadamente: André Fernandes ‘Centauri’, Nelson Cascais ‘Neighbour Lizard’, Diogo Alexandre ‘Bock Ensemble’, Eduardo Cardinho Group, entre outros. É líder dos seus próprios grupos de originais, com os quais editou já sete álbuns: “Janela”, “Mirrors”, “Axes”, “Mazam: Land”, “Dentro da Janela”, “Math Trio” e “Pilgrimage”. Acaba de lançar o primeiro registo do seu projeto a solo HOLI (em parceria com o artista visual João Vasco Paiva) e o segundo álbum do seu sexteto "Axes". Co-lidera ainda o trio “Quang Ny Lys”, com Mané Fernandes e Rita Maria, e três duos, com o baterista Diogo Alexandre ("Stau") e os pianistas Luís Figueiredo (“Kintsugi”) e Carlos Azevedo (“Calcanhar”). Colabora pontualmente com outros projetos dos mais variados estilos e géneros musicais, bem como das mais diversas áreas artísticas. Foi músico do ano RTP/Jazz em 2017 e arrecadou o galardão de Melhor Álbum Jazz nos Prémios Play 2020. Exerce funções de docência nos cursos de jazz do Conservatório de Música de Coimbra e da Universidade de Aveiro.