top of page

24 MAR

Image-empty-state.png

Concerto de Páscoa

Coro Ninfas do Lis, direção Mário Nascimento
Camerata do Orfeão de Leiria, direção Mário Teixeira
Rute Martins, órgão

Data

24 de março de 2024 às 18:00:00

Classificação Etária

M/6

Local

Igreja de S. Pedro, Porto de Mós

Entrada

gratuita

Sinopse

O poder da música em evocar emoções e criar conexões profundas entre os seres humanos é inegável.
O mote para este concerto de Páscoa será a "Messe Basse" de Gabriel Fauré, uma peça sublime, que nos conduzirá num mergulho profundo na alma humana, através do enlace harmonioso entre a música, o texto e a riqueza tímbrica dos instrumentos que a acompanham.
Teremos ainda a oportunidade única de presenciar a interpretação de distintas obras de W.A. Mozart, Pietro Mascagni, Erik Satie, entre outros.
O concerto iniciará com Mozart, onde os acordes vibrantes e enérgicos provocarão uma sensação de vivacidade e alegria, transportando-nos para um universo musical único. De seguida seremos cativados pela tranquilidade e beleza expressiva de um "Intermezzo" de Pietro Mascagni. A obra de Erik Satie trará um toque de serenidade ao concerto, onde o som subtil da harpa e do piano serão evidentes, transportando-nos para um lugar de contemplação e encantamento. No meio deste repertório eclético, destacam-se as vozes do Coro Ninfas do Lis, ecoando por todo espaço.
Este concerto da Camerata do Orfeão de Leiria com o coro Ninfas do Lis e a organista Rute Martins oferecer-nos-á uma experiência musical inesquecível. A direção do Concerto estará a cargo dos maestros Mário Nascimento e Mário Teixeira.

Programa

"Messe Basse" de Gabriel Fauré

Ficha Artística e Técnica

Coro Ninfas do Lis, direção Mário Nascimento
Camerata do Orfeão de Leiria, direção Mário Teixeira
Rute Martins, Órgão

Biografia

Coro Ninfas do Lis
O Coro Ninfas do Lis (CNL) é um grupo feminino de Leiria, que nasceu em 2003, atualmente constituído por trinta coralistas, dirigidas por Mário Nascimento e acompanhadas ao piano por INÊS APENAS.
Do eclético repertório do coro constam peças de música sacra e secular, erudita e popular, portuguesas e de diversas partes do mundo, percorrendo uma grande diversidade de períodos históricos, desde a música renascentista à música dos nossos dias.
Ao longo de 20 anos, o Coro Ninfas do Lis conta com atuações em inúmeros locais icónicos, tais como o Castelo de Leiria, a Casa da Música do Porto, o Museu do Azulejo (Lisboa), o Convento de Cristo (Tomar) e o Mosteiro da Batalha. Entre outros prémios, em 2017, no 1º Festival Internacional de Coros de Aveiro, recebeu o 1º prémio nas categorias de Coro Feminino, Música Folclórica e Música Pop/Jazz e ainda o 1º prémio na Final do Concurso. Ao longo do seu percurso editou cinco CDs, tendo lançado o último - "Itinerantur" - em maio de 2023. Em 2024, irá gravar o 6.o álbum intitulado “Ninfas do Lis cantam José Afonso”.

Camerata do Orfeão de Leiria
A Camerata do Orfeão de Leiria é um grupo instrumental criado em 2019 e dirigido pelo professor Mário Teixeira. É constituído por alunos do curso secundário de música do Orfeão de Leiria, procurando desta forma oferecer aos jovens instrumentistas a possibilidade de viajar por um repertório muito vasto, quer na época, quer no estilo. A Camerata do Orfeão de Leiria tem como base uma formação instrumental pouco comum, tendo assim a capacidade de oferecer ao seu público uma fruição musical diferente do habitual.
A Camerata tem já no seu currículo a participação em vários concertos, dos quais se destacam o Concerto de Natal realizado no Mosteiro da Batalha, várias participações no Flores de Música e Concertos com História, algumas das quais com a colaboração das alunas do curso secundário de dança do Orfeão de Leiria e no Festival Música em Leiria. Destaca-se ainda a gravação de vários temas musicais para o livro “O Piratinha Brincalhão” e “Caracol Bol” da escritora Trindade Pereira.

Rute Martins
Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa em 1987, data em que começa a estudar Órgão sob a orientação do Professor Antoine Sibertin Blanc. Mais tarde, ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando a Licenciatura em Órgão no ano de 1999, sob a orientação do mesmo Professor. Para além da atividade de Docente, tem realizado vários recitais a solo e com outras formações instrumentais, nomeadamente no "Festival de Música em Leiria" em 1999, onde foi estreada a obra "laudate dominum", para Coro, Órgão e fita magnética, do compositor Pedro Rocha. Para além dos concertos realizados no País, mais concretamente nos Açores, no Festival Internacional de Música de Santarém e nos concertos Non Stop na Sé de Lisboa. Ministrou os Cursos das Semanas Gregorianas nos anos de 1999 e 2000. É Docente na Classe de Órgão do Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e da Escola de Artes SAMP. É Organista na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa e integra o grupo de música de câmara, Liz Consort.

bottom of page