
"Hashtag#Free" (dança)
Quorum Dance Company (direção e coreografia de Daniel Cardoso)
Data
6 de março de 2025 às 21:30:00
Classificação Etária
M/6
Local
Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
Entrada
10,00 €
| Sócios do Orfeão de Leiria: 50% desconto* | Alunos do Orfeão de Leiria: gratuito*
* bilhetes pessoais e intransmissíveis
Sinopse
Um palco, 8 bailarinos e um coreógrafo.
Sem ideias predefinidas, sem pretensões de seguir correntes artísticas ou estilos, esquecemos toda a inibição, negamos o controlo e deixamos tudo para trás. No presente que vive num espaço onde o simples é rotina e o espontâneo real.
Hashtag#Free rompe barreiras entre o convencional e o inovador, explorando a liberdade criativa na sua forma mais pura. A ausência de amarras estilísticas dá lugar a um espetáculo vivo, onde os intérpretes se tornam uma extensão do instante, reagindo ao momento com uma autenticidade fora do comum.
Revela-se incrivelmente surpreendente, não só pela elevada qualidade artística a que Daniel Cardoso já nos habituou, mas também pela escolha musical, original e inesperada. De Agnes Obel, passando por The Cure, Radiohead ou Oláfur Arnalds, a eclética escolha musical, convida-nos a mergulhar num universo sensorial único.
A coreografia torna-se um diálogo vivo entre movimento, espaço e emoção, com cada bailarino interpretando de forma genuína, as nuances dessa liberdade. A peça é uma celebração do aqui e agora, um convite para abraçar a espontaneidade e a beleza de simplesmente existir.
Hashtag#Free não é apenas mais um espetáculo de dança contemporânea, é uma jornada que desafia perceções, emociona e inspira.
Veja o Teaser aqui
Programa
Ficha Artística e Técnica
Direção Artística e Coreógrafo: Daniel Cardoso
Bailarinos: Beatriz Graterol, Fernando Queiroz, Margarida Carvalho, Margaridas Santos, Mariana Matos, Pedro Alves e Upock Qaucavan
Música: Hania Rani, The Cure, Agnes Obel, Ólafur Arnalds, Radio Head, Dead or Alive, RY X e Dead or Alive
Figurinoz: Maria Monte
Desenho de Luz: Daniel Cardoso
Sonoplastia: Jorge Silva
Equipa técnica: David Vaquinhas
Produção: Raquel Vieira de Almeida
Biografia
A Quorum Dance Company (Ex Quorum Ballet) é uma companhia de dança contemporânea de repertório fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso. Em Outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK – Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy com aulas abertas a crianças, jovens e adultos, de onde derivou em 2011 a Companhia de dança pré-profissional Projecto Quorum. A Quorum Dance Company tem apresentado inúmeras peças da autoria de Daniel Cardoso e de cerca de 15 coreógrafos convidados, a destacar Itzik Galili, Xie Xin, Donald Byrd, Lior Tavori, Barbara Griggi e Thadddeus Davis. No total, foram criadas mais de 70 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens. Das peças produzidas destacamos o “Correr o Fado” de Daniel Cardoso que esteve presente em 11 países, “Sagração da Primavera | Made in China” estreada no Shangai Oriental Arts Center na China, de Daniel Cardoso e a coreógrafa convidada Xie Xin e a mais recente criação “VOZ” que marcou os 50 anos do 25 de abril de 1974 em Portugal, também da autoria de Daniel Cardoso. O rigor e profissionalismo da Companhia tem originado uma frequente renovação de convites por parte dos teatros e instituições nacionais e internacionais com as quais tem trabalhado. Após 19 anos de trabalho a Companhia apresenta anualmente uma média de 50 espetáculos de norte a sul do país, internacionalmente esteve em cerca de 18 países incluindo Dinamarca, Estados Unidos, Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia, Finlândia e Escócia. O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se através de críticas extremamente positivas em diversos jornais e revistas, onde se destaca mais uma vez a qualidade artística e coreográfica da Companhia. Em 2009 a Quorum Dance Company (Ex Quorum Ballet) recebeu o prémio de Melhor Companhia de Dança Contemporânea na 1ª e única edição dos Portugal Dance Awards e na 14ª edição do Festival de Castilla e Léon (Espanha) foi considerada (em ex aequo) a “Melhor Companhia em Palco” com o espectáculo “Correr o Fado”. Numa perspectiva de elevar cada vez mais o grau de exigência e qualidade, a partir de 2022 o Projecto Quorum altera o seu nome para Quorum Project e passa a Curso certificado com ECTS (European Credits Transfer System) pela Escola Superior de Dança (ESD). O Amadora Quorum Summer Dance é outra das iniciativas de destaque do nome Quorum, que, desde 2016 consolida a sua vertente lúdica e pedagógica com a realização de workshops de Verão com professores de renome nacional de internacional, direcionados para alunos e profissionais da Dança. Em 2023 este curso de Verão passa a ter a vertente de Festival com a apresentação do trabalho de Companhias e criadores nacionais/internacionais.