top of page

4 ABR

Concerto de Páscoa integrado na Semana Santa de Porto de Mós

Camerata e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria

Data

4 de abril de 2023 às 20:30:00

Classificação Etária

M/6

Local

Igreja de S. Pedro, Porto de Mós

Entrada

Entrada livre

Image-empty-state.png

Sinopse

Numa viagem por diversos períodos históricos, passando por J. S. Bach, Bethoven, Bruckner, Gabriel Fauré, John Rutter, entre outros, a Camerata e o Coro de Câmara do Orfeão de Leiria apresentam um programa variado, com um forte cariz espiritual. Ave Maria de Astor Piazzola, Festival Santus de Victor Johnson, ou Angel de Muramatsu, são exemplos de obras que podem ser apreciadas não só pela sua estética musical, como vivenciadas pelos textos sacros nos quais os compositores se inspiraram. Um concerto diversificado para a quadra pascal.

Mário Nascimento

Programa

L.V. Beethoven
Overture to "Egmont", Op. 84
Camerata do Orfeão de Leiria

Joaquín Rodrigo
Concierto de Aranjuez
Adagio
(Camerata e Henrique Novais, trompete)

Gabriel Fauré
Après une rêve
(Trio: Filipa Figueiredo, flauta transversal; Duarte Fernandes, clarinete; Eli Almeida, piano)

Astor Piazzola
Ave Maria
(Sexteto: Beatriz Lagoa, Dinis Santos e Tiago Mafra, violino; Francisca Prior, clarinete; Eunice Santos, violoncelo; Josefa Aleixo, piano)

J. S. Bach
Trio G minor BWV584
(Trio: Joana Costa, flauta transversal; Beatriz Lagoa, violino; Eunice Santos, violoncello)

T. Muramatsu Arranjo de Mário Nascimento
Angel
(Coro de Câmara do Orfeão de Leiria)

George Harrison arranjo de Kirby Shaw
Here comes the sun
(Coro de Câmara do Orfeão de Leiria)

Anton Bruckner
Locus Iste
(Camerata e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria)

John Rutter
A Gaelic Blessing
(Camerata e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria)

John Rutter
For the beauty of the earth
(Camerata e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria)

Victor C. Johnson
Festival Sanctus
(Camerata e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria)

Ficha Artística e Técnica

Camerata do Orfeão de Leiria, direção Mário Teixeira
Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, direção Mário Nascimento

Biografia

Camerata do Orfeão de Leiria - surgiu em 2019 e é um grupo instrumental criado e dirigido pelo professor Mário Teixeira e constituído por alunos do curso secundário de música do Orfeão de Leiria, procurando desta forma oferecer aos jovens instrumentistas a possibilidade de viajar por um repertório muito vasto, quer na época, quer no estilo. A Camerata do Orfeão de Leiria tem como base uma formação instrumental pouco comum, tendo assim a capacidade de oferecer ao seu público uma fruição musical diferente do habitual.
A Camerata tem já no seu currículo a participação em vários concertos, dos quais se destacam o Concerto de Natal realizado no Mosteiro da Batalha, várias participações no Flores de Música e Concertos com História, algumas das quais com a colaboração das alunas do curso secundário de dança do Orfeão de Leiria e no Festival Música em Leiria. Destaca-se ainda a gravação de vários temas musicais para o livro “O Piratinha Brincalhão” e “Caracol Bol” da escritora Trindade Pereira.


Coro de Câmara do Orfeão de Leiria - fundado em 1992 pelo Professor Eli Camargo, Maestro titular até 1996. Foi posteriormente dirigido pelos Professores Tiago Marques (1996-1998), Pedro Figueiredo (1998-2006), Rui Carreira (2006-2007), Ana Margarida Simas (2007-2008), Pedro Miguel (2008-2011), Diogo Pombo (2011-2012) e Joaquim Branco (2012-2016), Nuno Almeida (2016-2019) e é atualmente dirigido pelo maestro Mário Nascimento.
Em fevereiro de 1999, participou, em Lisboa e em Leiria, nas homenagens à família Freitas Branco promovidas pela Academia de Música de Santa Cecília, pela Casa Museu João Soares e pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, interpretando “Madrigais” de Luís de Freitas Branco.
Tem realizado, anualmente, concertos de Música de Câmara um pouco por todo o país e participado ativamente nas iniciativas da Escola de Música do Orfeão de Leiria, nomeadamente nas temporadas de concertos “Flores de Música”, “Concertos com História”, nos concertos de Natal e Páscoa e nos Concertos Didáticos.
Em 2011, o Coro de Câmara interpretou “Glória em Ré Maior RV 589” de Vivaldi, “Stabat Mater” de Pergolesi e “Messe Basse” de Fauré, entre outras.
Tem participado regularmente no Festival “Música em Leiria”, apresentando-se, também, acompanhado por vários Ensembles Instrumentais e Orquestra de Cordas, nomeadamente pela Orquestra de Cordas do Orfeão de Leiria.

bottom of page