top of page

19 MAR

Entre-lugar

Trio Manuel Oliveira

Data

19 de março de 2023 às 18:00:00

Classificação Etária

M/6

Local

Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Entrada

7,5€ | desconto: 5€
| Sócios e Alunos do Orfeão de Leiria de Leiria: desconto

Image-empty-state.png

Sinopse

Manuel de Oliveira está de volta aos palcos para apresentar “Entre-Lugar”.
Em concerto, Manuel de Oliveira apresenta-se em trio com João Frade e Sandra Martins, para tocar “ENTRE-LUGAR” e revisitar ainda alguns dos temas de “Ibéria” e “Amarte”.
Na sequência da paragem forçada devido à pandemia causada pela COVID-19, Manuel de Oliveira entrou intensivamente em estúdio para gravar o seu quarto álbum de originais.
“Entre-Lugar” é uma viagem musical em trio, com João Frade no acordeão e Sandra Martins no violoncelo.
Tem ainda participações especiais do fadista Marco Rodrigues, do baterista Marito Marques e das Maria Quê.
Um disco dedicado ao seu pai e mestre, o guitarrista Aprígio Oliveira e que conta ainda com tributos a José Afonso e Paco de Lucia.
Para “Entre-Lugar”, Manuel de Oliveira partiu da sua reconhecida identidade ibérica, acrescentando-lhe cores e sabores de outras paragens, cruzando o étnico com o urbano, a música africana com o fado, o flamenco com o tango, numa vasta simbiose multicultural.
A viola braguesa desempenha, nesta multiculturalidade, um papel determinante já anteriormente explorado no disco “Ibéria”, mas aqui e agora com uma presença mais vincada e decisiva. A braguesa, graças à sua sonoridade algures entre a dolência da guitarra portuguesa e o exotismo
da mandola árabe, confere a “Entre-Lugar” o seu verdadeiro sentido de identidade inquieta, sem preconceitos e ao mesmo tempo, repleto de autenticidade de entre os lugares da identidade portuguesa.

Programa

Brevemente

Ficha Artística e Técnica

Manuel de Oliveira - Guitarra e Braguesa
João Frade - Acordeão
Sandra Martins – Violoncelo

Biografia

Manuel Oliveira - Conhecido como o guitarrista Ibérico, Manuel de Oliveira entrega às suas composições os reflexos de uma alma ibérica que lhe corre nas veias sem, contudo, deixar latente um respeito, uma veneração intemporal, pelas suas origens e tradições. Com um vasto percurso internacional, é um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Do seu currículo destaca-se a edição internacional do álbum “Amarte” e a presença em alguns dos mais importantes festivais europeus – “Emociona Jazz!!” (Espanha) e “Couleurs Jazz” (França), ao lado de nomes como Brad Mehldau, Chick Corea, Mike Stern e Richard Galliano, entre muitos outros.
Manuel de Oliveira concebeu “Os Nossos Afetos”, espetáculo da cerimónia de abertura da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, com Cristina Branco, Chico César e Rão Kyao. O mais recente “Ibéria Live”, com os conceituados músicos fundadores do Flamenco Jazz - Jorge Pardo e Carles Benavent, esgotou o CCB e a Casa da Música em 2016.
Os últimos anos têm sido de criação para guitarra solo e parcerias com a violoncelista Sandra Martins e o acordeonista João Frade. “Entre- Lugar é o álbum resultante desta colaboração, lançado a 13 de Novembro de 2020, que conta ainda com as participações especiais do fadista Marco Rodrigues, do baterista e percussionista Marito Marques, entre outros.
Manuel de Oliveira, nasceu a 7 de julho de 1978, na cidade de Guimarães, Portugal.
Aprendeu a tocar guitarra com o seu pai, Aprígio Oliveira.
De percurso autodidata, procurou viajar e estar em contacto com outras culturas fortes da guitarra, como o Flamenco, a música sul americana e o Fado.
Gravou o seu primeiro EP em 1997 - “Praça de Santiago”, em 2002 o seu primeiro álbum de originais - “Ibéria” e em 2007 a sua primeira edição internacional - “Amarte”.
Em 2012 concebeu “Os Nossos Afetos”, espetáculo da cerimónia de abertura da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. No mesmo ano celebrou em concerto, “Ibéria Live”, os 10 anos da obra que marca a sua identidade. “Ibéria Live” teve edição discográfica em 2016, com lançamento no CCB e na Casa da Música.
Atualmente, Manuel de Oliveira encontra-se em digressão nacional de apresentação de “Entre-Lugar”, o seu quarto disco de originais.
Do seu percurso, destacam-se ainda “Muxima - Homenagem a Duo Ouro Negro”, projecto de sua autoria e participações especiais em “Moda Impura”, com Janita Salomé e Vitorino e em “Que Fado é este que trago”, com o fadista Hélder Moutinho.

bottom of page