top of page

2 ABR

Orquestra De Sopros De Leiria

Orquestra De Sopros De Leiria | Direção: Renata Oliveira

Data

2 de abril de 2023 às 16:00:00

Classificação Etária

M/6

Local

Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Entrada

1º Balcão e Plateia: 3€ | 2º Balcão: 2€
| Sócios do Orfeão de Leiria: 50% desconto* | Alunos do Orfeão de Leiria: gratuito*
* bilhetes pessoais e intransmissíveis

Image-empty-state.png

Sinopse

Este é um concerto resultante do trabalho realizado no Estágio de Orquestra de Sopros de Leiria, sob a direção da já reputada maestrina Renata Oliveira.
O estágio é dirigido a jovens instrumentistas da Região de Leiria e visa a partilha de novas experiências musicais, importantes para a formação e desenvolvimento musical dos jovens instrumentistas, aproveitando a oportunidade para trabalhar um repertório destinado à formação de orquestra de sopros, sob a direção de uma maestrina de elevada experiência artística.
A Orquestra de Sopros de Leiria tem como base a Orquestra de Sopros da Escola de Música do Orfeão de Leiria e tem como diretor artístico e maestro titular Mário Teixeira.

Programa

Luís Serrano Alarcón
Angelita

Ralph Vaughan-Williams
Rhosymende

Robert W Smith
Don Quixote Symphony Nº3 (1º e 3º andamentos)

Johan de Meij
The Wind in the Willows

Jan van der Roost
Stepstones

Jorge Salgueiro
Cantares Populares Portugueses

Ficha Artística e Técnica

Renata Oliveira, Direção

Biografia

Renata Oliveira - iniciou os seus estudos musicais na Banda Visconde de Salreu (Estarreja, Aveiro) aos 7 anos em clarinete, ingressando e concluindo o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Em Junho de 2012 obteve o Diploma em Direção de Banda da Association Board of the Royall Schools of Music (ABRSM – Londres). A título particular, integrou a Classe de Direção de Orquestra do professor Jean- Marc Burfin (2012-2013) e a Classe de Direção do maestro Jean-Sébastien Béreau, ambas em Lisboa (2014-2016). Em masterclasses de direção estudou com os maestros: José Pascual Vilaplana, Kenneth Kiesler, Jean-Sebastian Béreau, Ernst Schelle, Robert Houlihan, Alex Schillings, Jan Cober, Félix Hauswirth, Douglas Bostock e Mark Heron. É mestre em: Direção de Orquestra pela Universidade de Aveiro, com os professores António Lourenço, Vasco Negreiros e Ernst Schelle; em Direção HaFaBra (banda, fanfare e brass band), pelo Conservatório Real de Haia (Holanda) com o professor Alex Schillings, no âmbito do qual recebeu o prémio de melhor investigação do ano 2018 e pôde dirigir a Banda Sinfónica Portuguesa no seu concerto final; e em Ensino da Música – Classe de Conjunto pela Universidade de Aveiro. Foi co-fundadora e maestrina da orquestra Sinfonietta, em Gaia (2014-2015). Foi maestrina da: Sociedade Filarmónica de Mões (Castro Daire, 2012-2014); da Sociedade Instrução e Recreio Carregueirense Vitória (Chamusca, 2017-2019); e da Orquestra de Sopros da AMBO (Ourém, 2019-2022). É maestrina da Sociedade Artística e Musical Carvalhense (Figueira da Foz) desde 2015 e diretora da respetiva escola de música. Em 2020, fez parte da equipa fundadora da European Association of Women Band Conductors, com base em Genebra, tendo sido sua vice-presidente até 2021. Enquanto maestrina convidada, dirigiu ensembles da Orquestra sem Fronteiras, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Banda Sinfónica de Leiria.

Orquestra de Sopros de Leiria - a Orquestra de Sopros foi fundada pelo maestro Alberto Roque em setembro de 1998. Atualmente é dirigida pelo maestro Mário Teixeira, tendo sido dirigida por maestros como José Brito, Luís Casalinho e Henrique Piloto, entre outros. Destacam-se, como atividades regulares, a realização de concertos por vários locais do país e a realização de um estágio anual. Já foram maestros convidados Pedro Neves, Carlos Marques, Rui Correia, José Eduardo Gomes, entre outros. Este agrupamento é constituído por cerca de 50 músicos, sendo que alguns deles são ex-alunos da Escola de Música do Orfeão de Leiria.

bottom of page