O projeto Inter’Artes financiado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI), do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM), visa a promoção da interculturalidade através da música e da dança entre os alunos de diferentes nacionalidades, bem como o reconhecimento e valorização da diversidade cultural como uma fonte de oportunidade e aprendizagem para todos. Este programa foi aberto a Escolas do Programa REEI (Rede de Escolas para a Educação Intercultural), uma iniciativa conjunta do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Fundação Aga Khan Portugal (AFK).
O escopo deste projeto é dar a conhecer ao público em geral as tradições, a cultura e a história dos países envolvidos integrando alunos e famílias nacionais desses mesmos países (NPT). A partilha deste conhecimento com alunos e professores do Orfeão de Leiria possibilita a criação de apresentações públicas, os denominados Concertos com História, envolvendo elementos das diversas comunidades. Simultaneamente, promove a aceitação e a integração destas famílias dentro da comunidade local. Nesta componente, os nossos parceiros - o Agrupamento de Escolas D. Dinis e o Politécnico de Leiria - cooperam com a integração dos respetivos alunos e famílias NPT. Também a parceria com a Câmara Municipal de Leiria permitirá ter acesso às famílias NPT da cidade de Leiria e ao CDIL, Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, local onde se realizam os Concertos.
A comemoração do 5.º centenário da 1.ª Viagem de Circum-navegação do navegador português Fernão de Magalhães, feito inédito e inovador, confere o mote perfeito para estes Concertos com História. Alia-se ainda o facto de Fernão Magalhães ter sido um dos grandes navegadores que utilizaram, para orientação astronómica, o Almanach Perpetuum, obra de Abraão Zacuto, o primeiro incunábulo de matemática impresso em Portugal, mais especificamente em Leiria.
Outro objetivo deste projeto é a formação na área da interculturalidade, numa parceria com o Politécnico de Leiria e a EAPN (Rede Europeia Anti Pobreza de Leiria) com formações para docentes e não docentes, cujos beneficiários diretos serão, principalmente, colaboradores do Agrupamento de Escolas D. Dinis e do Orfeão de Leiria.
O objetivo final destas parcerias é desenvolver um projeto-piloto que possa vir a ser modelo para a ideia de um concelho intercultural, com a possível incorporação no Projeto Educativo Municipal.